segunda-feira, 2 de maio de 2011

Obama é maior vitorioso com a morte de osama bin laden

Vitória para os Estados Unidos, derrota do terrorismo, vingança das vítimas do 11 de Setembro. Seja qual for o saldo da morte de Osama bin Laden, quem mais sai ganhando com o fim do número 1 da Al-Qaeda é o presidente americano, Barack Obama, cujos índices de aprovação vinham oscilando em meio a uma economia em crise da qual os EUA ainda tentam se recuperar.

Segundo especialistas ouvidos pelo iG, a morte de Bin Laden mostra-se uma enorme vantagem para Obama na questão de segurança nacional, no momento em que o presidente inicia sua campanha para a reeleição. “No imaginário, fica como se Obama tivesse alcançado algo bom, que George W. Bush (2001-2009) foi incapaz. Trata-se de uma tremenda vitória política e uma vantagem considerável quando se trata do segundo mandato que busca em 2012”, observou Kirk Buckman, especialista em relações internacionais da Universidade de New Hampshire.

Em pronunciamento na TV, Barack Obama confirma a morte de Osama bin Laden e diz que a "justiça foi feita"
Foto: Reuters
Em pronunciamento na TV, Barack Obama confirma a morte de Osama bin Laden e diz que a "justiça foi feita"
Americanos comemoram o anúncio oficial da morte de Osama bin Laden em frente à Casa Branca
Multidão se concentra em frente à Casa Branca, em Washington
Americanos celebram ao ouvir o anúncio oficial da morte de Osama bin Laden
Americanos celebram a morte de Bin Laden no Times Square
Multidão comemora a morte de Osama bin Laden nas ruas de Nova York
Militares norte-americanos baseados no Afeganistão assistem ao pronunciamento de Obama sobre a morte de Bin Laden
Ator Rob Lowe comemora a morte de Osama bin Laden ao lado de bombeiros em Nova York
Em Quetta, Paquistão, manifestantes pró-Bin Laden queimam símbolo norte-americano em protesto à morte do líder da Al-Qaeda

Se a morte de Bin Laden não chega a ser suficiente para garantir a reeleição de Obama, avaliou o especialista, ao menos mudou parte da percepção dos eleitores para 2012. “Ao lado da economia, segurança é um assunto que ainda assombra o eleitorado americano", frisou Buckman.

Democratas

Juntamente com Obama, saem vencedores também todos os membros do Partido Democrata. Os republicanos têm uma reputação de longa data de serem mais fortes do que os democratas em questões de segurança nacional, mas com a operação que matou Bin Laden bem-sucedida, Obama pode clamar esse trunfo para si e seu partido. “Na política americana, os democratas são vistos como fracos no setor de segurança nacional. A morte fortalece os correligionários do presidente e o coloca em uma posição de muito mais força”, avaliou o especialista em terrorismo Zachary Abuza.

Além disso, a morte do islamita saudita congratula os esforços de Obama, que durante a campanha presidencial de 2008 prometeu trazer para casa as tropas americanas que estão no Iraque, ao mesmo tempo em que aumentaria os esforços militares no Afeganistão e na busca pelo número 1 da Al-Qaeda.

A queda do líder da organização terrorista leva a questionamentos sobre o futuro do conflito no Afeganistão, o papel do Taleban no país e o poder de retaliação de membros da Al-Qaeda contra os EUA após a morte do mentor da organização. “Em termos de retaliação, hoje a Al-Qaeda é uma organização mais fraca do que anos atrás. Mais importante são seus braços armados, como a Al-Qaeda da Península Arábica, baseada no Iêmen. São grupos que não necessariamente obedecem a um líder da organização. Eles certamente tentarão vingança, mas é difícil saber se terão sucesso”, disse Abuza.

Leia também

Assista ao pronunciamento de Obama
A morte de Bin Laden em imagens
Veja onde Bin Laden foi capturado
Entenda melhor a Al-Qaeda
Países saúdam EUA por operação
Imagem de Bin Laden mais velho
Saiba mais sobre Bin Laden
Americanos comemoram morte de Bin Laden
Veja mansão em que Bin Laden estava
Interpol pede que países reforcem segurança
Morte de Bin Laden é destaque na imprensa
Paquistanês narrou ataque a Bin Laden
Corpo de Bin Laden está no mar, diz imprensa
Veja antes e depois de Bin Laden
Morte de Bin Laden nas redes sociais
Veja quem são os mais procurados pelo FBI
Exame de DNA mostra ligação com Bin Laden
Leia as principais notícias sobre Bin Laden
Obama é maior vitorioso com morte de terrorista

Para Buckman, a morte de Bin Laden aumenta ainda mais as chances de diálogo entre o Taleban e o atual governo afegão, que tem os EUA como aliados.

Longo caminho

Com esperança que seus índices de popularidade aumentem depois da morte do líder da Al-Qaeda - embalada pelo sentimento patriótico que tomou conta de americanos comemorando em Washington D.C. e Nova York - Obama deve apostar que o ‘feito’ se sobreponha a problemas, como a recuperação econômica. Pelo menos a curto prazo.

“Se Obama será reeleito ainda é um grande mistério. A economia e a própria guerra do Afeganistão continuam sendo pontos problemáticos de sua administração. É difícil falar sobre o período que vai de agora até as eleições, pois há outros fatores que devem pesar em sua reeleição”, disse Azzedine Layachi, cientista político da St. John’s University, sobre imigração, impostos e reforma da saúde, pontos de conflito entre republicanos e democratas.

Para o especialista, a situação atual lembra muito a do 43º presidente americano, George H.W. Bush (1989-1993), cuja popularidade cresceu após a Guerra do Golfo (1990-1991), mas caiu devido à recessão econômica. “Os americanos tiveram de olhar o aspecto econômico de seu governo e ele acabou privado de um segundo mandato”, relembrou. “Nunca sabemos o que vai acontecer no próximo ano”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário